PT

RESGATAR MEMÓRIAS, VALORIZAR A REGIÃO

APRESENTAÇÃO RESGATAR MEMÓRIAS, VALORIZAR A REGIÃO

RESGATAR MEMÓRIAS, VALORIZAR A REGIÃO
Por Joaquim Barreira Gonçalves

 

Apresentação:
Quinta-feira (17 Janeiro) I 20h45
Bar do Hotel MiraCorgo

 

 

Trás-os-Montes e Alto-Douro é um verdadeiro livro onde os capítulos da história, património arquitectónico e cultural, património natural, gastronomia e hospitalidade enchem as suas infindáveis páginas deixando o visitante apaixonado e convencido de que há paraísos na terra.

 

Integrado nos recursos deste paraíso está o Hotel Miracorgo, em Vila Real, emproado na paisagem natural, numa das margens do rio que lhe empresta o nome, o rio Corgo, de onde se vislumbra exalto panorama e que se disponibiliza para ser o seu ponto de apoio nas suas deslocações ao Mundo Maravilhoso.

 

Independentemente do objetivo da estadia o visitante depara-se, sempre, com uma paisagem histórica e natural de beleza e valores únicos, que vai das serras do Marão e do Alvão até á alma do Douro, passando por pontes, quintas, capelas, santuários, centros históricos, mosteiros, marcos, cruzeiros, sítios e aldeias históricas, etc.. Um sem número de recursos turísticos que aliados á gastronomia e ao vinho dão alma e valorizam, também, um sem número de narrativas com História.

 

Narrativas que proporcionam trazer à memória desde a nota da tarefa mais despretensiosa de colocar um candeeiro para iluminar uma rua; ao trabalho mais cauteloso de fazer seguir pelos rios, as primitivas “auto-estradas”, o rendimento mais valioso da região, o vinho generoso; descrever exuberantes momentos na visita da aristocracia à Região; ou a rara dedicação às letras pelas senhoras, ainda no século XIX, na Região do Douro; sem esquecer os valiosos periódicos locais que registam abundante espaço de memórias, etc.

 

Desta simbiose de valores surgiu o projeto do Hotel Miracorgo: “Resgatar memórias, valorizar a Região”, evidenciando o valor de uma herança cultural, comum, única e inestimável que não é só imperativo dos serviços públicos. A ambição impele-nos, se disso formos capazes, para um trabalho sistemático que se deseja seja entendido como um contributo para dar a conhecer momentos significativos da memória de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

Gostaríamos de contar com a sua presença, nesta que será a data de lançamento oficial do novo projecto do Hotel MiraCorgo. A apresentação contará com o autor do projeto, Joaquim Barreira Gonçalves.

 

Reserve já na sua agenda!

 

#hotelmiracorgo #vilareal #douro