PT

Curiosidade #10 – O Sol e a Lua

   

O Sol e a Lua

                  As tradições do Sol andam em parte juntas com as da Lua, de modo que     as não pude separar em dois subcapítulos diferentes. Note-se que a Lua-nova       é a fase mais celebrada nas nossas crenças populares.

  1. Quando Deus foi fazer o Inferno ficou Luz-de-Vela (Lusbel?) na cadeira divina; ao voltar não lhe queria a Luz – de-Vela restituir a cadeira, alegando que o Senhor lha tinha dado.      Dizia o Senhor:

    – A cadeira é minha, emprestei-ta, não ta dei. Luz-de-Vela ateimava muito, e pôs uma demanda com o Senhor. O Senhor apresentou a Lua, a Água e o Sol como testemunhas de que tinha emprestado e não dado a cadeira. A Lua e a Água juraram falso: o Sol jurou a verdade, respondendo ao Senhor:                                                           – O que é dado, é dado; o que é vendido é vendido; o que é emprestado é emprestado. Portanto a cadeira é vossa.                                                             Deus, então, castigou a Lua (que era linda como o Sol), tirando-lhe os raios para os dar ao Sol; castigou também a Água, obrigando-a a correr sempre, sem nunca estar quietada.                                                              Luz-de-Vela era antes disto o maior Anjo do Céu; depois ficou o maior Diabo do Inferno, e chama-se Lucifé (Lucifer).

  1. O Sol é irmão da Lua e deseja que o mundo dure sempre; a Lua não, porque está constantemente a ser retalhada (fases da Lua).

(Mogadouro)

In Tradições Populares de Portugal, J. Leite de Vasconcelos.1882